Catedral News nº 51
Dom Luizinho atua em um dos países mais pobres do continente africano, onde o trabalho escravo é comum, assim como a prostituição e outros graves problemas.
No próximo domingo (14), a missa das 19 horas, será presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique (África). Conhecido como “Dom Luizinho” ele é o idealizador da missão Pemba.
Dom Luiz ainda como padre, trabalhou por oito anos na Diocese de Pemba e por conhecer bastante a realidade local foi nomeado bispo pelo Papa Francisco no ano de 2013.
A missa solene de ordenação episcopal aconteceu na Catedral de Santo Antônio. Ele foi ordenado pelas mãos de Dom Lúcio Andrice Muandula, bispo de Xai-Xai, tendo como co-ordenantes Dom Raymundo Damasceno, cardeal arcebispo de Aparecida e Dom Ercílio Turco, na época, Bispo Diocesano de Osasco.
Sobre Dom Luiz
Luiz Fernando Lisboa nasceu no dia 23 de dezembro de 1955 em Valença – RJ, filho de Francisco Lopes Pereira e Benedita de Oliveira Pereira.
Dom Luiz veio com a família para a cidade de Osasco quando tinha 9 anos. Aos 19 anos ingressou no Seminário Passionista São Gabriel, em 04 de agosto de 1975, e iniciou o noviciado em 24 de janeiro de 1976 em São Carlos – SP, tendo emitido os primeiros votos de pobreza, castidade e obediência em 22 de janeiro de 1977.
Em 18 de dezembro de 1982 fez a profissão perpétua. No dia 19 de abril de 1983 recebeu o sacramento da Ordem, na Igreja Matriz Santo Antônio, hoje Catedral de Osasco, no dia 10 de dezembro de 1983. Também, foi diretor dos estudantes de Teologia e assessor provincial para a formação de 1989 a 1992 e vigário paroquial em Osasco – SP, entre 1992 e 1997, passando pela Paróquia Imaculada Conceição do Km 18 e Comunidade Santa Maria Goretti. Um dos destaques de sua passagem por Osasco foi a participação ativa na organização e coordenação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos.
Evangelho: Terça-feira da 23ª semana do Tempo Comum