Catedral News nº 51
Em meados do ano de 1880 existia uma capelinha com uma imagem de São José, na antiga Estrada de Itú, atual Avenida dos Autonomistas. Com o passar dos anos, os proprietários dos terrenos começaram a vender os lotes, onde hoje está localizada a fábrica de lâmpadas Osram. Foi então que o dono dos lotes decidiu doar o terreno para que fosse construída uma capela para a colocação da imagem de São José.
É essa valiosa imagem que está até hoje na Capela localizada à rua Jacob Lindenmaier, número 9 no bairro Km 18. Quem relembra a história é a responsável pela capela Márcia Tavares Regatieri. Segundo seus registros, no ínicio era uma capelinha sem muros e bem pequena. “As moças que trabalhavam aqui perto vinham almoçar aqui no terreno da capela sentavam comiam com suas sombrinhas abertas, lembro disso até hoje. Depois que elas iam embora eu e as meninas da rua íamos imitá-las”, conta.
Hoje Marcia é a guardiã das chaves da capela junto com sua irmã Meire Tavares Camaroto e cuidam do local com amor e dedicação. A história da capela se mistura a história de sua família. Está tudo guardado nas memórias da família, missas, celebrações de batizados, casamentos, bodas, entre outros eventos.
“O Padre Luizinho, hoje é bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (recebeu o título de Arcebisco recentemente pelo Papa Francisco) foi um grande incentivador para a continuação das missas na capela aos domingos, a paróquia Imaculada Conceição nos acolheu, juntamente com mais nove comunidades”, relembra.
Há mais ou menos 16 anos, Monsenhor Claudemir, pároco da Catedral de Santo Antônio acolheu a capela e a tornou uma comunidade da Catedral, fato que foi recebido com grande surpresa e alegria pelos frequentadores do local.
Devido a pandemia da Covid-19 a capela está fechada para visitação e as missas estão temporariamente suspensas. Porém, todas as segundas -feiras, as irmãs Marcia e Meire rezam o terço no local. Esperamos que em breve nossa querida capela possa receber novamente seus fieis. São José rogai por nós!
Evangelho: Sábado da 26ª semana do Tempo Comum
Santo: Nossa Senhora Aparecida