Av. Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, Osasco, SP - CEP 06086-060 | Tel.: (11) 3681-8611

Catedral de Santo Antônio

Notícias da paróquia › 30/07/2019

Historiador de Osasco guarda documentos importantes da “centenária” Matriz de Santo Antônio

 

José Luiz Alves de Oliveira fez um longo trabalho para resgatar as memórias da igreja mãe de Osasco

Amor pela cidade de Osasco, relatos de familiares e curiosidade. Esses foram os fatores que fizeram com que o historiador José Luiz Alves de Oliveira , morador do Jardim Santo Antônio dedicasse quatro anos para resgatar a história da Matriz de Santo Antônio, hoje Catedral de Santo Antônio.

O historiador sempre ouviu relatos de sua mãe e suas tias sobre a igreja, tanto que certo dia decidiu se aprofundar no assunto e saber a origem daquele templo que já completou 89 anos de existência e carrega muitas memórias.
Em sua pesquisa, José registrou inúmeros fatos até então desconhecidos pela maior parte da comunidade que compõe a Catedral. O lançamento da primeira pedra fundamental da matriz por exemplo, foi um desses fatos e ocorreu em 13 de julho de 1919. Exatos 100 anos.

A partir daí, segundo o historiador, fieis se reuniam em um salão localizado na Rua Dona Primitiva Vianco para realizar missas e até casamentos, mas de forma extra oficial, já que o local não era uma paróquia e nenhum sacerdote havia sido designado para o local que até então pertencia a Arquidiocese de São Paulo.
Na época, o fundador de Osasco Antônio Agú já havia informado que tinha vontade de construir uma igreja no ponto mais alto da cidade e firmou o compromisso de doar um terreno. Porém, faleceu sem formalizar a doação.

“Moradores daqui de Osasco mandaram um telegrama para a neta de Antônio Agú que morava na Itália, contando o ocorrido. Giusephina Vianco (filha de Primitiva Vianco) veio até Osasco e em seguida formalizou a doação feita pelo avô. O documento foi registrado em um cartório de São Paulo, assim como muitos outros documentos da época”, conta José.
Mas a ideia de obra se arrastou e a então inauguração da “nova parochia” e tomada de posse do vigário Padre Damaso do P.P. Rosário aconteceu somente no dia 24 de agosto de 1930. Quando moradores da comunidade continuavam se empenhando para construir a Matriz de Santo Antônio.

Edificações em locais diferentes
Conforme informações do historiador, além do salão da Rua Primitiva, a paróquia também funcionou em um templo provisório localizado onde hoje está instalada a Cúria de Osasco. A igreja Matriz no local que conhecemos hoje só foi construída em 1969.

A cidade foi se desenvolvendo, o número de moradores foi crescendo cada vez mais até que o templo não comportava mais missas festivas e muitas tinham que ser realizadas fora da igreja, como muitas fotos da época mostram, as chamadas missas campais.

Desde então, a igreja teve que passar por diversas mudanças para conseguir abrigar o grande número de paroquianos. Se você quer saber mais sobre a história de sua comunidade curta a Fan Page “Osasco é história II”, de autoria de José Luiz Alves de Oliveira

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Localização da Catedral