![Catedral News nº 51](https://catedraldeosasco.com.br/wp-content/uploads/2023/07/WhatsApp-Image-2023-07-12-at-08.19.42-420x521.jpeg)
Catedral News nº 51
O Rio Paraíba foi desde o primórdio da nacionalidade uma rota de penetração para o interior do país, verdadeiro caminho líquido paralelo a estrada real, para aqueles que iam também buscar ouro ou diamantes. Pois foi aí que os caminhos se encontraram e se deu o milagre achado a imagem. Entre os dias 17 e 30 de outubro de 1717, passavam por Guaratinguetá (SP), Dom Pedro de Almeida Portugal – conhecido como Conde de Assumar – recém nomeado governador da Capitania de São Paulo. A Câmara Municipal ordena que alguns pescadores pesquem as refeições para a grande visita. E eram eles três: Domingos Martins, Felipe Pedroso e João Alves.
Decepção: nenhum peixe. Desanimados, fazem a última tentativa. E João Alves pega em sua rede o corpo de uma imagem pequena, lança a rede outra vez e pesca nela a cabeça de uma imagem. Era Nossa Senhora da Conceição. Em julho de 1930, o Papa Pio XI proclama Nossa Senhora Aparecida de todo povo brasileiro. O papa diz que essa proclamação serviria para o “bem espiritual de todo povo brasileiro” e para “o aumento de sua devoção à Mãe de Deus”.
Ao fazermos a memória, revivemos como se deu a manifestação divina na história humana, na simplicidade da vida humilde de uma aldeia de pescadores no início do século XVIII. Queridos irmãos e irmãs vamos celebrar com devoção, fé e amor os 300 anos de graças e bençãos que Deus nos proporcionou, por intercessão der Nossa Senhora Aparecida.
Que por intercessão de Nossa Senhora Aparecida Deus vos guarde.
Av. Santo Antônio, 1090 - Vila Osasco, Osasco - SP, 06093-006, Brasil