Catedral News nº 51
Por ocasião do 36° Aniversário de nossa Ordenação Sacerdotal, partilhamos com vocês esta mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco:
PALAVRA DO PAPA FRANCISCO DIRIGIDA AO CLERO, POR OCASIÃO DE SUA VISITA AO BRASIL.
“Fomos chamados por Deus, e chamados para permanecer com Jesus (cf. Mc 3, 14), unidos a Ele de um modo tão profundo que nos permite dizer com São Paulo: «Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim» (Gal 2, 20). Este viver em Cristo configura realmente tudo aquilo que somos e fazemos. E esta “vida em Cristo” é justamente o que garante a nossa eficácia apostólica, a fecundidade do nosso serviço: «Eu vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça» (Jo 15,16). Não podemos ficar encerrados na paróquia, nas nossas comunidades, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Não se trata simplesmente de abrir a porta para acolher, mas de sair pela porta fora para procurar e encontrar.”
“Chamados a promover a cultura do encontro. Em muitos ambientes, infelizmente, ganhou espaço a cultura da exclusão, a “cultura do descartável”.
O encontro e o acolhimento de todos, a solidariedade e a fraternidade são os elementos que tornam a nossa civilização verdadeiramente humana.
Temos de ser servidores da comunhão e da cultura do encontro. Permitam-me dizer, fala o Santo Padre: deveríamos ser quase obsessivos neste aspecto! Não queremos ser presunçosos, impondo as “nossas verdades”. O que nos guia é a certeza humilde e feliz de quem foi encontrado, alcançado e transformado pela Verdade que é Cristo, e não pode deixar de anunciá-la (cf. Lc 24, 13-35). “O Pastor precisa sentir o cheiro das ovelhas”.
A Virgem Maria seja o nosso modelo. Somos servos do Senhor!
“Eu te estabeleci como luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra”. (Is 49,6)
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Pe. Cláudio Gabriel
Monsenhor Claudemir
Pe. José Maria