Catedral News nº 51
No próximo dia 17 de fevereiro iniciamos a Quaresma, período em que a Igreja Católica Apostólica Romana vive um período muito especial. Somos convidados a fazer uma renovação espiritual em nossas vidas e mais do que nunca, em tempos de tantas tribulações somos chamados a refletir, perdoar e nos reconciliar com nossos irmãos.
A quaresma tem início na quarta-feira de cinzas e termina com o início do Tríduo Pascal. Durante esses 40 dias, nós cristãos somos convidados a refletir sobre a caminhada de Jesus, nos recordando de nossas missões como seguidores do Senhor.
Além de meditar sobre a vida de Jesus e seus ensinamentos é necessário transmitir sua mensagem de amor e idealizar um gesto concreto de amor ao próximo. A Igreja trabalha diariamente com várias frentes de ajuda aos nossos irmãos carentes e esse pode ser o período ideal para que você possa conhecer esses projetos e por que não se dedicar a um deles?
Penitencia, jejum e abstinência são as premissas para esse período, mas em meio ao tempo difícil que estamos vivendo o período da Quaresma nos traz a necessidade de sermos solidários com nossos irmãos.
Muitos familiares e amigos podem estar passando por um período difícil e muitas vezes um simples ato de humanidade ou uma palavra de conforto pode ajudar em tempos de pandemia. Prepare-se para viver esse período de uma forma diferente, como nunca antes.
Nosso querido padroeiro Santo Antônio nos deixou esse ensinamento: “Quem não pode fazer grande coisa, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”.
Monsenhor Claudemir José dos Santos