Av. Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, Osasco, SP - CEP 06086-060 | Tel.: (11) 3681-8611

Catedral de Santo Antônio

Notícias da paróquia › 25/10/2021

Onze novos diáconos são ordenados na Catedral de Santo Antônio

Neste sábado, 23 de outubro, pelas mãos de Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, foram ordenados 11 novos diáconos: Douglas Henrique, Francisco das Chagas, Jefferson Bezerra, Jonathan Paes, Juliano Pires, Kennedy Robert, Marco Aurélio, Robison José, Rogério Batista, Samuel Elias e Tiago dos Santos. Por conta desse grande número de candidatos, a missa que aconteceu na Catedral de Santo Antônio, em Osasco, foi restrita ao clero, seminaristas, familiares e amigos dos ordenandos

Em sua homilia, o bispo exortou os onze quanto à sua missão. “Não esperem que essa glória que a gente, às vezes, quase experimenta, quando as pessoas chegam: ‘você se tornou o diácono da Igreja… você vai se tornar sacerdote…’, como se fosse cargo, como se fosse glória. E, no entanto, diz o Senhor muito claramente: é apenas serviço.”

Após a missa, Dom João disse que o exemplo da numerosa ordenação é sinal da Misericórdia de Deus e esperança para novas vocações. “É um sinal muito grande que Deus tem sido misericordioso para conosco, oferecendo o seu chamado a muitos jovens, aqui da nossa diocese, e dando-nos essa possibilidade de um crescimento tão grande no serviço ao povo de Deus. Pode parecer exagerado, mas, ainda temos muito o que fazer, muito serviço a prestar. E agradecemos a Deus por esse reforço tão grande”, declarou.

O bispo também espera que o aumento de efetivo no clero faça diferença no serviço ao povo de Deus. “Eu Acredito que o povo de Deus merece um serviço ministerial sempre mais qualificado e numeroso. Porque a Igreja, com todas as suas estruturas, com as suas pastorais, com toda a necessidade que nós temos de servir, especialmente aos que são mais afastados, com a Palavra e com o pão, necessita de muito mais membros do nosso presbitério. Nós esperamos que esse número grande de novos ministros faça a diferença e que nós possamos, depois desse período tão difícil de distanciamento e de isolamento, partir novamente em missão. Esse é o pedido da Igreja. Esse é o pedido do Evangelho.”

Por fim, Dom João Bosco expressou sua felicidade em ordenar onze diáconos para a Igreja: “Nossa!”, exclamou o bispo. “É muito bom a gente sentir a mão de Deus misericordiosa! Como pai e pastor, a gente só pode se alegrar muito e esperar que eles ainda amadureçam mais, aprendam ainda mais. Eles estão ainda no começo. Que possam sempre servir ao povo de Deus com qualidade, com dedicação, com serviço de fato. E dar a própria vida como Jesus nos deu. Eu agradeço também as orações de todos, constantemente, pelas vocações em nossa diocese. Porque, eu acho que é isso que faz diferença.”

 

O reitor do seminário diocesano de Teologia, Pe. Vagner Moraes testemunhou sua alegria em acompanhar de perto a formação dos recém-ordenados. “Confesso e partilho da minha alegria de estar hoje próximo de cada um deles. De acompanhá-los, de rezar por eles e de ver, agora, homens comprometidos assumindo o ministério e o serviço na Igreja.”

Já o Pe. Adilson Rampaso, reitor do seminário de Filosofia, ressaltou a importância do povo de Deus na formação dos novos diáconos, dizendo que “eles fizeram uma caminhada longa e tiveram ajuda de muitas pessoas. Com certeza, tiveram a sua oração, a sua presença, sua companhia. E, hoje, nós colocamos no coração de Deus a nossa gratidão por esses nossos irmãos, que agora estão a serviço da igreja.”

“Com certeza, será alguém que se doa pela igreja. Nós amigos dele, povo de Deus, também nos alegramos por esta doação dele, por este compromisso, por aquilo que ele simboliza e aquilo que ele realizará no seu Ministério”, relatou o diretor de escola, Henrique Rodrigues e amigo do neo-diácono Jefferson Bezerra.

Representando seus irmãos de turma, o neo-diácono Jefferson falou de sua alegria por receber o ministério de serviço ao povo e à Igreja. “O meu coração está cheio de alegria! Porque hoje eu pude receber da Igreja um Ministério para ajudar na vida e na santificação de todos vocês. Eu peço apenas uma coisa: rezem por mim. Reze por todos os diáconos. Reze pelo clero. Para que nós sejamos santos e ajudemos a cada um dos irmãos a serem santos também. Deus abençoe e guarde. (Fonte: Portal Diocese de Osasco)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Localização da Catedral