Av. Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, Osasco, SP - CEP 06086-060 | Tel.: (11) 3681-8611

Catedral de Santo Antônio

Notícias › 24/06/2021

Papa Francisco à Igreja em Mar del Plata: obrigado por alugar hotéis para abrigar marginalizados

“O bispo Gabriel me contou que vocês alugaram dois hotéis para ter mais espaço para todos no inverno rigoroso e úmido da costa marplatense. Obrigado a todos”, disse Francisco em mensagem em vídeo divulgada nesta quinta-feira (24). O Pontífice agradece o trabalho voluntário anual realizado por programas da Caritas local como ‘La Noche de Caridad’ e ‘Hogar de Nazareth’.

“Gostaria de saudar de uma forma especial os servos da ‘La Noche de Caridad’ e do ‘Hogar de Nazareth’ da diocese de Mar del Plata pela atenção às pessoas sem moradia fixa. Obrigado pelo que fazem!”

O agradecimento do Papa Francisco enviado diretamente aos argentinos daquela região costeira da província de Buenos Aires veio através de uma mensagem em vídeo, em espanhol, divulgada nesta quinta-feira (24). O Pontífice disse que conversou com o bispo local, dom Gabriel Antonio Mestre, e soube das últimas novidades em prol dos moradores em situação de rua de Mar del Plata:

“O bispo Gabriel me contou que vocês alugaram dois hotéis para ter mais espaço para todos no inverno rigoroso e úmido da costa marplatense. Obrigado a todos, leigos, leigas, pastores, benfeitores da Igreja e a todos os setores, porque assistem Cristo na face dos irmãos mais pobres e marginalizados. Ali está Cristo. No centro do Evangelho estão os pobres. Obrigado, muito obrigado por aquilo que fazem!”

Tanto “La Noche de la Caridad” como o “Hogar de Nazareth” são dois programas assistenciais da Igreja em atuação na cidade de Mar del Plata, local de muita afluência de pessoas por ter um dos maiores portos da Argentina, além de ser um destino turístico popular pela sua localização na costa do Oceano Atlântico. Com a pandemia de Covid-19, a crise econômica e social da região se agravou, aumentando a vulnerabilidade as pessoas. Porém, segundo o diretor da Caritas local, Roberto Benzo, em entrevista à imprensa no final de março, devido à consciência da população, o número de pessoas em situação de rua não aumentou exponencialmente.

La Noche de la Caridad aluga hotel a desabrigados

Mesmo assim, se mantém necessária a assistência às pessoas em situação de rua, sobretudo com a chegada do inverno e as baixas temperaturas. Por isso, “La Noche de la Caridad” continua funcionando os 365 dias do ano produzindo e distribuindo viandas com comida quente aos desabrigados, que chegam também com uma mensagem de amor e esperança para confortá-los diante da situação difícil em que vivem.

Lá se vão 20 anos em que os voluntários entregam os pratos todas as noites a 160 pessoas. Anualmente, são quase 410 mil viandas que alimentam as pessoas em situação de rua em Mar del Plata e, desde o ano de fundação, em 2001, já entregaram 8 milhões de viandas aos necessitados. Os próprios voluntários das paróquias preparam a comida, entregam e também emprestam os seus corações: “Jesus nos diz… que cada vez que o faziam com o mais novo dos meus irmãos, faziam para mim”, disse Maria Cristina Churio, coordenadora do programa.

A mais recente novidade, compartilhada pelo próprio Papa Francisco, diz respeito ao hotel alugado por “La Noche de la Caridad” que vai abrigar 45 pessoas em situação de rua durante os três meses de inverno. Até o próximo dia 21 de setembro, os “hóspedes” especiais vão ganhar alojamento, janta e café da manhã, graças ao esforço dos voluntários e com a ajuda de padrinhos.

A dignidade oferecida por Hogar de Nazareth

Já o “Hogar de Nazareth”, outro programa da Caritas local, atua justamente para acolher as pessoas em situação de rua durante todos os dias do ano. Os desabrigados ganham merenda, janta e café da manhã, além de banho quente, artigos de higiene e roupa limpa. A casa solidária tem capacidade para abrigar até 60 pessoas e também ajuda na reinserção social, orientando sobre documentação pessoal e direcionando para cursos de capacitação.

Os programas da Caritas aceitam doações e a participação de voluntários, e trabalham com a colaboração dos governos nacional, provincial e municipal, “o que serve muito a todos”, destacou Roberto, já que “é um crescimento trabalhar juntos”.

FONTE: VATICAN NEWS

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Localização da Catedral