Av. Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, Osasco, SP - CEP 06086-060 | Tel.: (11) 3681-8611

Catedral de Santo Antônio

Notícias da paróquia › 16/02/2022

Catedral de Santo Antônio realiza Missa com benção à cidade de Osasco

No próximo sábado, dia 19 de fevereiro, Osasco completa 60 anos de sua emancipação e no cronograma das comemorações não poderia faltar a Santa Missa em Ação de Graças pela Emancipação da cidade.
A Santa Missa será realizada às 19h30 e será celebrada pelo Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese de Osasco Monsenhor Claudemir. A missa também contará com a presença do prefeito Rogério Lins, de secretários, parlamentares, ex-prefeitos e outras autoridades osasquenses.
Durante a Missa haverá uma benção especial à cidade de Osasco. Você pode participar da Santa Missa de maneira presencial (não é necessário fazer agendamento ou inscrição) ou acompanhar as transmissões pelo Facebook, Youtube da Catedral ou através da TV Osasco.
Saiba mais sobre a cidade de Osasco – Na região onde hoje situa-se o município de Osasco (SP), e em seus arredores, existiam vários sítios e chácaras. Próximo às margens do Tietê, no século XIX, havia uma aldeia de pescadores e grandes fazendas. Uma delas foi vendida ao italiano Antônio Agú, um imigrante com quem começa essa história.
Antônio Agú foi proprietário de vários negócios e terras na região. Em 1887 comprou uma gleba de terra no Km 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. Por volta de 1890, resolveu ampliar sua olaria e convidou para ser seu sócio o Barão Dimitri Sensaud De Lavaud. A pequena fábrica, que produzia tijolos e telhas, passou a fazer também tubos e cerâmicas, dando origem à primeira indústria da cidade, a Companhia Cerâmica Industrial de Vila Osasco.
Após outras iniciativas, em 1895, Agú construiu a Estação Ferroviária, erguendo várias casas nos arredores para abrigar os operários que chegavam para atuar na obra.
Os dirigentes da Estrada de Ferro quiseram batizar a estação com o nome do principal empreendedor da região, mas Antônio Agú pediu que a homenagem não fosse dada a ele e sim à sua cidade natal na Itália: Osasco.
Daí por diante Osasco, como a região passou a ser conhecida, não parava de crescer, muitas pessoas conhecidas do comércio e diversas indústrias importantes se instalaram por aqui. Para operar as máquinas dessas indústrias foram contratados imigrantes. Essa mão-de-obra começou a formar a população do local e deu origem a seu povo.
Osasco cresceu, tanto em população quanto comercialmente, tornando-se desenvolvida. Em 1952 surgiram as primeiras manifestações pela emancipação, para tornar cidade o então subdistrito de São Paulo.
O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após um plebiscito, conturbado, diga-se de passagem, realizado em 19 de fevereiro de 1962, Osasco obteve sua emancipação político-administrativa e tornou-se município. A data é comemorada até hoje com muito orgulho por todos nós, que amamos e lutamos pelo progresso desta cidade, a 5ª maior do Estado de São Paulo e uma das mais promissoras do Brasil. (Fonte: Site Estação Armênia)

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Palavra do Pároco

Localização da Catedral