Av. Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, Osasco, SP - CEP 06086-060 | Tel.: (11) 3681-8611

Catedral de Santo Antônio

Pastoral Litúrgica

Pastoral Litúrgica

MISSÃO

A missão da Pastoral Litúrgica é de coordenar e uniformizar a ação litúrgica em toda a paróquia, conforme a orientação da Igreja, relacionadas à realização de atos celebrativos, ou seja, para apoiar a realização da Santa Missa. Atua também na realização de outros eventos ligados às celebrações da Igreja, como a realização de procissões, organização de celebrações da palavra, entre outros.

FUNDAÇÃO

Desde a criação da Catedral

REUNIÕES

Mensais com os coordenadores

CONTATO

João Pavani e  Maura Furlan

HISTÓRICO PASTORAL

A Pastoral Litúrgica existe desde a abertura da Igreja à participação dos leigos nas missas e eventos celebrativos. O trabalho de extrema importância segue as orientações litúrgicas da Igreja e do pároco.

Mensalmente a coordenação geral da pastoral, reúne-se com os coordenadores das equipes de celebração, para alinhar as orientações sobre liturgia na paróquia e para definir questões do grupo.

O objetivo fundamental da existência da Pastoral Litúrgica é possibilitar que as celebrações ocorram de forma organizada, propiciando a plena participação da assembleia e dos integrantes da pastoral no mistério celebrado.

Na Catedral existe um número grande de equipes de Liturgia, e cada equipe tem o seu coordenador e vice-coordenador, e cabe a eles junto com os participantes, colocar as instruções passadas nas reuniões e nas formações.

Existe formação para leitores, salmistas e comentaristas, e somente os que passam por estas formações podem participar destas funções nas celebrações.

 

 

 

Localização da Catedral