Av. Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, Osasco, SP - CEP 06086-060 | Tel.: (11) 3681-8611

Catedral de Santo Antônio

Notícias da paróquia › 03/04/2020

Voluntários da Igreja Católica se mobilizam para atender moradores de rua

Membros de várias comunidades incluindo a Catedral de Santo Antônio estão se desdobrando para ajudar nossos irmãos carentes

Com a chegada da pandemia do novo vírus COVID-19 muitos moradores de rua ficaram sem a devida assistência que antes recebiam diariamente. Muitos deles sequer sabiam o que estava realmente acontecendo e só notaram que muitos que faziam as doações nas ruas não estavam mais tão disponíveis como antes.

Preocupados com a vida desses irmãos, voluntários de diversas paróquias de Osasco como a Catedral e a paróquia Nossa Senhora da Conceição se uniram e decidiram arregaçar as mangas. Numa ação conjunta com a prefeitura de Osasco eles reuniram mantimentos e desde a última segunda-feira (30) estão preparando refeições para dezenas de pessoas.

Os marmitex são preparados na paróquia Nossa Senhora da Conceição e são distribuídos no Consultório de Rua, localizado no bairro do Bonfim. A sede do Consultório fica atrás da estação de Osasco, onde já são prestados serviços de saúde e assistência geral para os moradores de rua.

“A população de rua geralmente se torna invisível e nessa hora que ficamos mais preocupados. Nesse momento de pandemia, pensando em soluções concretas fizemos uma parceria público e privada para somar. Por isso, iniciamos esse trabalho para dar alimentação no jantar que era o horário que o Bom Prato ainda não estava atendendo”, explica Horácio Luiz, membro da Executiva do Setor Pastorais e Pastoral da Rua.

É importante lembrar que todos os voluntários que estão trabalhando nessa ação seguiram todas as normas de higiene e cuidados necessários solicitados pelos órgão competentes. Inclusive a ação é conjunta com a prefeitura para que todo o atendimento seja feito de maneira adequada.

A psicóloga Elaine Fuccillo, colaboradora do Centro Social São Francisco de Assis (CSSFA) da Catedral de Santo Antônio participou da ação como voluntária. “É muito gratificante fazer o preparo dos alimentos para nossos irmãos. É nesse momento que vemos que a união pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, comentou.

Grande parte dos alimentos utilizados foi doado pelo CSSFA. O pároco da Catedral e vigário geral da Diocese de Osasco Monsenhor Claudemir José dos Santos foi informado sobre a ação e prontamente colocou os estoques de alimentos da Catedral à disposição do grupo. Na próxima semana o trabalho terá continuidade.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Localização da Catedral