Grupo que tem reuniões semanais na Catedral, presta apoio gratuito a dependentes químicos e seus familiares
O Grupo GEV (Grupo Esperança Viva) da Catedral de Santo Antônio comemorou 20 anos de existência. Para celebrar a data especial recebemos os fundadores do projeto Frei Hans e Nelson, na Santa Missa das 9 horas deste domingo (31), celebrada por Frei Hans e concelebrada por Monsenhor Claudemir José dos Santos.
O GEV é um dos importantes programas da Igreja Católica, ainda pouco divulgados. O grupo presta apoio e evangelização na Fazenda Esperança, uma instituição católica voltada para a recuperação de dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na Santa Missa, Monsenhor lembrou a época em que houve a proposta para que o grupo se instalasse na Catedral. “Tive a graça de receber um ex-dependente químico, que veio até mim, com a proposta de organizar aqui um Grupo Esperança Viva, no sentido de dar suporte para aqueles que iam para a casa Fazenda Esperança e depois retornavam ao convívio familiar. Para que se tivesse um espaço, para que depois essas pessoas tivessem um lugar para continuar o processo de recuperação. E aqui nós abraçamos o GEV! Então hoje é motivo de muita alegria, celebrar esses 20 anos e acolher Frei Hans, pela sua história, pela sua missão e pelo seu serviço a Igreja e a recuperação desses nossos irmãos”, comentou Monsenhor.
Frei Hans Stapel nasceu no dia 30 de dezembro de 1945, em Geseke (Alemanha), durante o final da Segunda Guerra Mundial. Ainda na Alemanha, conheceu os carismas da unidade, de Chiara Lubich, e da pobreza, de São Francisco de Assis. É considerado pai da Fazenda da Esperança, comunidade que evoluiu de um centro de recuperação para dependentes químicos a uma família espiritual formada no seio da Igreja Católica.
A iniciativa do GEV nasceu no ano 2000. Hoje são mais de 300 grupos espalhados em 14 países, com a média anual de participação de 190 mil pessoas. Se você conhece alguém que está passando por dificuldades ou algum familiar que precisa de ajuda com assuntos relacionados a dependência química, entre em contato com o GEV através do whatsapp 11 98051-1050.


Núcleo de coordenadores do GEV Osasco com Frei Hans e Nelson